A Organia tem investido
em projetos para o desenvolvimento de
novas tecnologias e produtos inovadores para
produção multicanal surround, música digital
personalizável, imersão sonora e interatividade
com o conteúdo sonoro, tanto do lado da produção (ex:
ferramentas para produtores fonográficos e produtores de
conteúdo) quanto para os consumidores finais (ex:
tocadores interativos de música digital).
Leia mais sobre nossos projetos abaixo:
ORGANIA SOUND
O mercado atual de música digital se baseia fortemente
no consumo da mídia fixa, previamente masterizada e
finalizada, como o CD e o MP3. Tecnologias orientadas a
objetos e a cenas sonoras tornam obsoleto este paradigma
permitindo a segmentação da programação em componentes
elementares, consequentemente o acesso individual a cada
instrumento ou trilha sonora, levando a uma reformulação
do conceito de produção e de consumo de fonogramas.
Pensando neste contexto, a Organia iniciou o desenvolvimento do
projeto Organia Sound (OGN). Este projeto iniciou-se com um
levantamento estratégico sobre o mercado fonográfico,
sobre o universo dos produtores de conteúdo e sobre os
hábitos e desejos dos consumidores, em busca de um
alinhamento de tecnologias para a proposição de um novo
paradigma para música digital reconfigurável.
Na primeira fase pesquisaram-se novos modelos de
negócios para o setor e foram criados três componentes
tecnológicos para demonstrações: um novo formato para
música digital reconfigurável, um codificador
(software de autoria) para gerar fonogramas neste
formato, e um decodificador (tocador) para
reprodução personalizável do conteúdo musical. As fases posteriores incluem a maturação da tecnologia e sua disseminação com parceiros do mercado fonográfico. Desejamos fornecer a
estúdios e produtoras os componentes para a geração de
música no novo formato, disponibilizar componentes de
software para tocadores portáteis, e com parceiros no
mercado criar oportunidades para a distribuição legal de
fonogramas no novo formato.
Prevemos que o sistema trará benefícios para a cadeia de
produção, distribuição e consumo de música, criando
novas oportunidades para serviços, para personalização
de conteúdo e para o entretenimento musical sob a luz da
tecnologia digital do século XXI.
Este projeto desenvolvido pela Organia tem o apoio do
Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (LSI), e o suporte
da
FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa
do Estado de São Paulo) através do processo
2007/01634-2.
FREE SURROUND
O incremento na qualidade audiovisual proporcionado pela
introdução da TV digital produz impactos operacionais e
novas necessidades na cadeia de produção e distribuição
de conteúdo audiovisual. Prevê-se que a demanda por
produção sonora e a audiência de TV no país vão crescer
na medida em que a TV digital é
recebida também em aparelhos portáteis (celulares 3G/4G) e
móveis (veiculares) através da transmissão 1-SEG . No
caso do áudio, a co-existência de formatos variados no
segmento profissional, a simultaneidade de transmissão
de programas diferentes no ar, e a possibilidade de
transmitir vários modos multicanais, como o Surround
5.1, se desdobra em novas demandas por parte das
emissoras e das produtoras, e requer-se soluções capazes
de atender às necessidades de produção multicanal, de
codificação e preparo de programas, e que ao mesmo tempo
se acomodem à base instalada de equipamentos e processos
operacionais.
Este projeto está focado no desenvolvimento de um
software interativo para produção de
programas de áudio multicanal para TV digital com
características inéditas, não existentes em nenhum
produto no mercado. As principais contribuições estão no
uso da arquitetura de processamento de áudio espacial
AUDIENCE, e na utilização de um processo de produção
orientado à cena sonora, em contraposição ao processo
convencional de mixagem orientado a canais
(de áudio). Estas inovações estão embasadas sobre novos
paradigmas de processamento para áudio, em particular
para áudio espacial e multiconteúdo, privilegiando os
aspectos de interação e imersão (áudio envolvente ou
surround). Além disso, o usuário poderá realizar a
geração de vários programas nos formatos de
codificação adotados pelo
SBTVD e
pelo DVB.
Um programa sonoro gerado segundo esta arquitetura pode
ser distribuído em formatos de áudio intermediários (não
finalizados) ou em um formato multicanal específico de saída
(ex: 5.1) e já codificados em formatos para
armazenamento e distribuição, como no padrão ISO/IEC
MPEG-4 AAC (Advanced Audio Coding), produzindo uma mídia
sonora compatível com a
norma do
SBTVD.
Esta variedade de opções abre novas oportunidades para
distribuição, armazenamento e transmissão de conteúdo
multicanal antes não disponíveis para as produtoras,
permitindo por exemplo que distribuam um material sonoro
não mixado, para ser mixado e finalizado on-the-fly,
e que o façam usando ou não compressão. O monitoramento dos programas pode ser feito no
estúdio utilizando uma camada de decodificação e
reprodução.
Este projeto é desenvolvido pela Organia com a
parceria do estúdio e produtora
YB, de São Paulo,
apoio da AVID (Digidesign) e do laboratório do Núcleo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora (NEAC) da USP.
O projeto tem um financiamento do
CNPq (Conselho Nacional
de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) através do processo
RHAE no. 573424/2008-0.