A Organia tem investido em projetos para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos inovadores para produção multicanal surround, música digital personalizável, imersão sonora e interatividade com o conteúdo sonoro, tanto do lado da produção (ex: ferramentas para produtores fonográficos e produtores de conteúdo) quanto para os consumidores finais (ex: tocadores interativos de música digital).

Leia mais sobre nossos projetos abaixo:

ORGANIA SOUND

O mercado atual de música digital se baseia fortemente no consumo da mídia fixa, previamente masterizada e finalizada, como o CD e o MP3. Tecnologias orientadas a objetos e a cenas sonoras tornam obsoleto este paradigma permitindo a segmentação da programação em componentes elementares, consequentemente o acesso individual a cada instrumento ou trilha sonora, levando a uma reformulação do conceito de produção e de consumo de fonogramas.

Pensando neste contexto, a Organia iniciou o desenvolvimento do projeto Organia Sound (OGN). Este projeto iniciou-se com um levantamento estratégico sobre o mercado fonográfico, sobre o universo dos produtores de conteúdo e sobre os hábitos e desejos dos consumidores, em busca de um alinhamento de tecnologias para a proposição de um novo paradigma para música digital reconfigurável.

Na primeira fase pesquisaram-se novos modelos de negócios para o setor e foram criados três componentes tecnológicos para demonstrações: um novo formato para música digital reconfigurável, um codificador (software de autoria) para gerar fonogramas neste formato, e um decodificador (tocador) para reprodução personalizável do conteúdo musical. As fases posteriores incluem a maturação da tecnologia e sua disseminação com parceiros do mercado fonográfico. Desejamos fornecer a estúdios e produtoras os componentes para a geração de música no novo formato, disponibilizar componentes de software para tocadores portáteis, e com parceiros no mercado criar oportunidades para a distribuição legal de fonogramas no novo formato.

Prevemos que o sistema trará benefícios para a cadeia de produção, distribuição e consumo de música, criando novas oportunidades para serviços, para personalização de conteúdo e para o entretenimento musical sob a luz da tecnologia digital do século XXI.

Este projeto desenvolvido pela Organia tem o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (LSI), e o suporte da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) através do processo 2007/01634-2.



FREE SURROUND

O incremento na qualidade audiovisual proporcionado pela introdução da TV digital produz impactos operacionais e novas necessidades na cadeia de produção e distribuição de conteúdo audiovisual. Prevê-se que a demanda por produção sonora e a audiência de TV no país vão crescer na medida em que a TV digital é recebida também em aparelhos portáteis (celulares 3G/4G) e móveis (veiculares) através da transmissão 1-SEG . No caso do áudio, a co-existência de formatos variados no segmento profissional, a simultaneidade de transmissão de programas diferentes no ar, e a possibilidade de transmitir vários modos multicanais, como o Surround 5.1, se desdobra em novas demandas por parte das emissoras e das produtoras, e requer-se soluções capazes de atender às necessidades de produção multicanal, de codificação e preparo de programas, e que ao mesmo tempo se acomodem à base instalada de equipamentos e processos operacionais.

Este projeto está focado no desenvolvimento de um software interativo para produção de programas de áudio multicanal para TV digital com características inéditas, não existentes em nenhum produto no mercado. As principais contribuições estão no uso da arquitetura de processamento de áudio espacial AUDIENCE, e na utilização de um processo de produção orientado à cena sonora, em contraposição ao processo convencional de mixagem orientado a canais (de áudio). Estas inovações estão embasadas sobre novos paradigmas de processamento para áudio, em particular para áudio espacial e multiconteúdo, privilegiando os aspectos de interação e imersão (áudio envolvente ou surround). Além disso, o usuário poderá realizar a geração de vários programas nos formatos de codificação adotados pelo SBTVD e pelo DVB.

Um programa sonoro gerado segundo esta arquitetura pode ser distribuído em formatos de áudio intermediários (não finalizados) ou em um formato multicanal específico de saída (ex: 5.1) e já codificados em formatos para armazenamento e distribuição, como no padrão ISO/IEC MPEG-4 AAC (Advanced Audio Coding), produzindo uma mídia sonora compatível com a norma do SBTVD.

Esta variedade de opções abre novas oportunidades para distribuição, armazenamento e transmissão de conteúdo multicanal antes não disponíveis para as produtoras, permitindo por exemplo que distribuam um material sonoro não mixado, para ser mixado e finalizado on-the-fly, e que o façam usando ou não compressão. O monitoramento dos programas pode ser feito no estúdio utilizando uma camada de decodificação e reprodução.

Este projeto é desenvolvido pela Organia com a parceria do estúdio e produtora YB, de São Paulo, apoio da AVID (Digidesign) e do laboratório do Núcleo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora (NEAC) da USP. O projeto tem um financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) através do processo RHAE no. 573424/2008-0.